Colégio Paroquial

Um Carisma Congregacional, um sonho do nosso Fundador, Pe. Dehon, se vestiu de realidade. A Congregação dos Sacerdotes do Sagrado Coração de Jesus, por ele fundada, especialmente voltada para fazer frente às necessidades da Juventude e dos Operários, fez acontecer uma resposta concreta às suas inspirações.

Assim aconteceu: nos idos de 1977, inquieto diante das realidades desafiadoras, Pe. Geraldo van Geel, sacerdote desta Congregação, viu na fundação de uma escola no Bairro de Paratibe, em Paulista uma resposta capaz responder àquelas duas pastorais queridas pelo Fundador. Foi sob esta inspiração que criou a Escola Paroquial Nossa Senhora de Fátima. Ele aproveitou de um programa do governo de largo alcance social: “Bolsa Salário Educação”. Este programa consistia em conceder bolsas escolares para os filhos dos operários com pagamento direto das indústrias às escolas, sem intermediários. Então, na parte de trás da Igreja local, aproveitou algumas salas tornando-as salas de aulas, construiu outras e mais algumas novas estruturas. Aí criou a nova escola. Ficou conhecida, por isso, com o nome de Escola Paroquial, acrescida com Nossa Senhora de Fátima, nome da Igreja. Aí permaneceu por mais de 10 anos.

A escola assim criada pôde dar educação de qualidade não só para os filhos dos operários das indústrias implantadas no polo industrial das cercanias, mas ainda era possível estender para outros beneficiários, mesmo não sendo filhos dos operários destas indústrias, com a chamadas “Bolsas da Comunidade” que eram distribuídas para as demais crianças, adolescente e jovens do Bairro e adjacências. Chegamos a ter, muitas vezes, mais de 1.00 (mil) bolsas anuais. A Província da Congregação BRE, (antes conhecida como Brasil Setentrional) assumiu esta escola como obra sua e construiu um novo prédio muito mais espaçoso e com mais condições adequadas para atender as exigências de um prédio escolar. Começou uma nova fase.

Também a questão das bolsas que tanto bem fez à população foi definhando gradualmente até ser extinta. Mas escola continuou adaptando-se à nova conjuntura tornando-se totalmente particular, autossustentada e com um reduzido número de bolsas da Congregação e/ou Filantrópicas.

Estamos atualmente numa nova fase. Continuamos como propriedade da Congregação, mas somos juridicamente uma mantida da Associação Dehoniana Brasil Meridional (ADBM) instituição criada pelas três Províncias brasileiras da Congregação. Nesta nova configuração teremos novas oportunidades de crescer e disponibilizar mais e melhores serviços educacionais à comunidade.

A Escola firmou-se como de referência em todo o bairro em que está implantada e sua grande maioria da população, hoje adulta, é ex-aluna dela. E hoje seus filhos e netos, muitos são nossos alunos.

Onde estamos!

“Buscamos a civilização da inteligência e do coração!”

Pe. Dehon
1843 -1925

parallax background

Por uma Educação Integral

"Numa alma a educação ou a cultura moral corrigem muitos defeitos!"

Pe. Dehon

Certificação

Certificado de Entidade Beneficente de Assistência Social – CEBAS.

 
É um certificado concedido pelo Governo Federal, por intermédio dos Ministérios da Educação, do Desenvolvimento Social e Agrário e da Saúde, às pessoas jurídicas de direito privado, sem fins lucrativos, reconhecidas como entidades beneficentes de assistência social que prestem serviços nas áreas de educação, assistência social ou saúde.